WalmartBR

Untitled-65

É muito comum ver pessoas que começam dietas e uma reeducação alimentar, mas param no meio do caminho porque perderam o foco e não conseguiram manter o novo hábito. Muitas vezes o que mais dificulta em nossa mudança alimentar é justamente manter o foco! E realmente não é fácil estar acostumada e até mesmo condicionada a certo hábito alimentar e ter que mudar isso radicalmente. Nesse momento manter o foco é extremamente essencial, pois vai proporcionar seu corpo se adaptar aos novos hábitos tornando eles de fato um novo hábito em relação a sua alimentação.

Hoje veremos algumas dicas que se bem usadas podem lhe ajudar a não perder o foco na dieta. Vamos lá!

– Se programe

Tudo na vida acontece de maneira mais fácil e mais efetiva se existe organização, e com a dieta não é diferente. Se você não se programa, o mais natural é que você acabe se rendendo ao mais fácil e prático na hora, que geralmente não são as opções mais saudáveis. A organização e um adequado planejamento vão permitir que na hora que você precise se alimentar, tenha à disposição uma preparação saudável condizente com sua dieta. Por isso é muito importante coisas como: fazer a compra dos alimentos antecipadamente pra que tenha sempre alimentos saudáveis em estoque; saber o cardápio um dia antes pelo menos para que você possa planejar e até mesmo preparar suas refeições do dia posterior (este é o mínimo de tempo, já que o ideal é planejar o cardápio da semana); você mesmo preparar suas refeições, e às vezes esse é um item que toma bastante tempo no inicio e que necessita ainda mais de planejamento; se não é possível você mesmo fazer as preparações, se planeje sobre onde vai se alimentar, se o local oferece opções viáveis. Acredito que o planejamento seja fundamental para ter constância, no começo pode parecer difícil e demorado, mas com o tempo acaba se tornando natural e muito prático.

– Tenha paciência

Se seu objetivo é mudar em uma semana, então provavelmente você não irá conseguir manter o foco mesmo. Para mudar os hábitos e obter resultado é preciso ter paciência, algo que eu sempre digo aqui. Para que você consiga se adaptar a dieta vai levar um tempinho, pois como eu disse no inicio, seu corpo estava condicionado, em alguns casos, há anos, a um hábito e agora tudo vai mudar então ele precisa se readaptar, e isso não é tão rápido. No começo pode parecer muito difícil, mas se você for persistente não se preocupe que vai ficando mais fácil. Então em vez de achar que dieta não é pra você, que até agora não se adaptou, que não esta conseguindo manter, lembre-se de tudo leva um tempo e tenha paciência. As opções de resultado rápido e dietas mirabolantes que temos por ai são muitas, mas elas não lhe darão um resultado duradouro, capaz de você conseguir mantê-lo para o resto da vida.

– Comece pelo que você gosta

Uma das coisas que mais dificultam a manutenção de uma dieta é começar a fazer algo muito diferente de antes. Se você muda radicalmente a dieta e começa a inserir vários tipos de alimentos e preparações que você não gosta ou não era acostumado a comer antes, possivelmente irá desistir antes de começar a se adaptar a esses alimentos. O ideal é começar por alimentos que você gosta, preparando-os de maneira saudável e após um período de adaptação começar a incluir os alimentos que não são tão comuns a você, que também são importantes.

– Varie a preparação dos alimentos

Outra forma de incluir alimentos novos na sua dieta é variar a forma como os prepara, assim é possível se ter uma boa adesão e ser menos provável que os abandone no meio da dieta, podendo perder o foco por isso. Além dos alimentos novos, também é interessante variar a preparação dos alimentos que você já tem costume de comer e isso se encaixa perfeitamente na dica de planejamento e pode até funcionar também como reaproveitamento de algumas preparações ou alimentos. O importante é que haja motivação para que você consuma alimentos saudáveis sem que você perca o foco.

– Fuja da monotonia

É importante ter uma alimentação variada não somente por conta do aproveitamento dos diversos nutrientes presentes nos alimentos, mas também para que consigamos manter esse hábito. Enjoar da dieta é umas das reclamações frequentes das pessoas que acabam perdendo o foco e existem diversas substituições que podem ser feitas tranquilamente e impedem que isso aconteça. Por isso busque alternativas de variar ser cardápio para que ele não seja monótono e esse seja mais um fator que faça você fugir do foco.

– Não espere ficar com muita fome

Essa dica acaba se tornado dependente de você ser constante na dieta, pois se você segue corretamente os horários e a quantidade de alimentos muito provavelmente você não ficará com fome, porém se você já começa a burlar isso e passa grandes períodos sem comer, quando você ficar com muita fome não vai pensar em dieta e nem em alimentos saudáveis para comer. A fome acaba gerando em nosso organismo a necessidade de comer alimentos calóricos, o nosso organismo é inteligente e precisamos saber jogar com ele. Os alimentos mais calóricos são aqueles que geralmente não estão em sua dieta, então é muito fácil não conseguirmos manter o foco quando estamos com muita fome.

– Conheça os alimentos que você pode comer

É importante conhecer bem a sua dieta e os alimentos e preparações que podem comer, pois no caso de uma eventualidade ou de ter que comer fora de casa, saber aquilo que pode consumir pode te fazer não perder o foco. É muito mais fácil sair da dieta quando nos encontramos em situações que parece que nenhum alimento é correto para nós, e voltamos aquele problema da fome, onde independente de ser saudável ou não acabamos cedendo. Quando sabemos aquilo que podemos comer, consequentemente sabemos aquilo que não podemos e por isso poderemos nos guiar mais corretamente.

– Busque ajuda profissional

Essa dica já não é novidade, mas para que todas essas dicas possam fazer sentido para nós é necessário alguém competente e que saiba lhe guiar e dar os instrumentos certos para a sua dieta. Um nutricionista além de conhecer suas necessidades e sua condição atual poderá fornecer tudo aquilo que você precisa para mudar de hábitos, desde os alimentos corretos, as quantidades certas e um cardápio, como lhe orientar e motivar ao longo dos períodos!

– Tenha apoio da família

Por último, mas não menos importante, essa dica vai para aqueles que não moram sozinhos, ou dependem de outra pessoa para se alimentar e que provavelmente moram com seus familiares. É muito importante a sua família ter consciência do esforço que você está fazendo e da importância disso, por isso ela precisa dar bastante apoio a você e quem sabe até ser incentivada a também mudar seus hábitos, isso seria positivo em todos os sentidos. Como é difícil mantermos o foco quando tudo aquilo que estávamos acostumados comer ainda fazem parte de sua rotina, como quando a família pede aquela pizza, ou enche a casa de doces, bolachas recheadas, biscoito, bolo confeitado, etc. Seria interessante que eles entendessem que isso provavelmente vai fazer você não conseguir manter o foco, então peça ajuda e explique que esse esforço será benéfico para todos. Porém se sua família ou o ambiente em que você vive não lhe ajudam nesse sentido, ainda sim as dicas que dei aqui poderão te ajudar a manter o foco e não sair da dieta.

Lembre-se que tudo é um esforço. Seria muito fácil ter uma fórmula magica para não sairmos do foco, mas necessitamos passar por um processo e isso exige um pouco de nós, porém com o tempo tudo vai ficando mais fácil e não ter perdido o foco vai ser algo gratificante quando conseguirmos alcançar nossos objetivos e um estilo de vida melhor. Por isso não foque na dieta, foque no futuro ☺

Dra. Hanna Clara Spinola
escrito por Dra. Hanna Clara Spinola
Eletrodomésticos